
Em mais um rolê de carro, ouvindo rap nacional com os meus filhos Vinicius e Artur, 10 e 7 anos, inicia a faixa da música: “Eu Compro – Racionais MC´s”, onde eles começam a cantar bem alto: “Mamute favelado é “mó guela”, “mó guela”! Mamutute favelado é “mó guela”, “mó guela;!”, onde não aguentei a interpretação, e dei uma boa gargalhada com lágrimas. E o motivo é a letra original ser: ” Na mão de favelado é “mó guela”.
Durante a viagem, tive que mostrar que eles estavam ouvindo e cantando algo diferente, e iniciou-se os questionamentos:
– Pai, o que é mó guela?
Expliquei que trata-se de uma gíria e …
-Pai, o que é gíria?
Apresentei que é uma linguagem informal ou forma de se falar de um determinando grupo de pessoas (porém, eles ainda apresentavam uma cara de dúvida).
Fomos para o resumo de que na mão de favelado (eles já sabiam que favelado é uma condição de pobreza), na mão de pobre é mais difícil se encontrar oportunidades,
– O que é oportunidade, pai?
– É um acesso, o caminho que alguém tem ou deixa de ter diante de uma possível conquista, onde no caso da música, a letra apresenta que o pobre deseja usufruir da riqueza do mundo, porém, é difícil quando se oferece essa oportunidade para poucas pessoas da sociedade, por isso: ” Na mão de favelado é “mó guela”, ele é excluído e marcado com preconceitos, conforme já conversamos sobre esse tema anteriormente e…
– E no pé do pobre, pai? (Questiona o mais novo)
– É uma figura de linguagem, já estudamos sobre isso, lembra? A letra ” Não mão de favelado”, está representando não apenas uma parte do corpo, filho, mas representando a vida de uma pessoa, ter uma vida de pobreza, entendeu? E diante dessa situação encontrar forças para lutar, sonhar e viver, não apenas sobreviver.
(Fizeram uma cara que entenderam e reinou um silêncio, onde continuei… )
– E o interessante, filhos, é que apesar de vocês entenderem “mamutes favelados” e não, “na mão de favelados”, o animal, vocês lembram que eles foram extintos por mudanças climáticas ou serem comidos?
-Sim! (Gritaram).
– Vida difícil desses animais, mó guela!
– Mó guela (risadas).
– Apesar desse fim, sabemos que os mamutes, com os outros animais, lutaram para viver. Conseguiram entender a mensagem que a música passa?
– Sim! (Gritaram)
Antes de encerrar o assunto…
-Pai, nós somos pobres?
-Sim, filho.
– Mas, a gente tem carro?! (Questionou o mais velho)
– Isso vai além de ter carro, filho, mas sobre ter e manter uma condição financeira em diversas áreas da vida, onde na atualidade não possuímos como precisamos ou desejamos.
– Mas, pai?!
– A mamãe enviou mensagem que o almoço está pronto, vamos…
(Subindo morro e tocando ao fundo: ” Na mão de favelado é mó guela)