Foto: Secom Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos
O escritor da obra literária “Favela no divã”, Marcelo Barbosa, ficou na penúltima fase do processo seletivo para Secretário de Favela, da inédita Pasta de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favela, do Município de Ferraz de Vasconcelos. A seletiva contou com a parceria da ONG Gerando Falcões.
Ao todo, 65 pessoas se inscreveram no processo seletivo. A primeira fase aconteceu um teste de gerenciamento de conflitos e uma redação, com a pergunta: “Por que quero ser secretário de favela?”. Já na segunda fase, foi recebido os candidatos selecionados do teste anterior para uma dinâmica em grupo, de forma online.
A terceira fase também aconteceu online, onde as pessoas selecionadas realizaram uma apresentação para um comitê, respondendo questões de estudo de caso. A quarta e última fase, acontece uma etapa presencial com o candidato escolhido para uma entrevista com a Prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, e o CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra. Em breve será anunciado o novo secretário (a) da pasta municipal.
Para o escritor Marcelo Barbosa, participar do processo seletivo para Secretário de Favela, foi um aprendizado. “ Os estudos de casos reais foram desafiadores, pois precisei demonstrar uma habilidade de gestão de crise com respostas pontuais para o comitê, que naturalmente, seria julgado para o cargo pretendido. Estudei bastante, programei uma boa apresentação, e apesar de não ter sido escolhido para à última fase, a experiência valeu muito”, apresentou Barbosa.
A Prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, acompanhou a apresentação do escritor da obra literária Favela no divã, e comentou sua participação na seletiva. “ Conheci o trabalho do Marcelo no lançamento do seu livro, um evento em parceria com a Secretaria de Cultura, na biblioteca da nossa cidade, e fico muito feliz em vê-lo se disponibilizando para as ações em nosso município, muito bom ver a população de Ferraz representada”, disse a Prefeita.
O autor Marcelo Barbosa, reforçou que vai acompanhar os trabalhos da nova secretária e torce para que ela se torne uma referência no país. A pasta terá como finalidade criar e executar políticas públicas que envolvam a população em situação de vulnerabilidade social, regularização fundiária e adoção de estratégias de criação de emprego e renda.