
O livro Favela no divã, faz parte do acervo bibliográfico da Biblioteca José Andere, na região central da cidade de Ferraz de Vasconcelos. A obra foi disponibilizada no dia 25 de março, data do lançamento literário no município, que contou com a presença entre os convidados, da Prefeita Priscila Gambale, da Secretária de Cultura e Turismo, Rossi Crossi, e do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandro Santos Alves Silva, o Teteco.
A disponibilização do livro para o equipamento cultural, fortalece o acesso gratuito para a literatura e o incentivo à cultura, ressalta o escritor Marcelo Barbosa. ” A Biblioteca Municipal é um espaço público de conhecimento, possui um patrimônio histórico e cultural, o acesso é gratuito, então, compreendendo o valor humanístico do meu livro, é dever a obra estar nesse conjunto”, explicou.
José Andere nasceu em 1895 e contribuiu para o desenvolvimento da educação, comércio, do transporte ferroviário e da iluminação pública ferrazense, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do município.
A biblioteca foi inaugurada em 27 de setembro de 1969, mas só recebeu o nome do seu patrono em 11 de março de 1988. A Biblioteca José Andere atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está localizada na Rua Sud Menucci, 200, no Centro.
Favela no Divã
O livro é uma narrativa divertida do autor, que morou durante anos na favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo. Ele interpreta a própria história de vida para um terapeuta, que é ele mesmo. Em uma autoanálise, ele apresenta registros e desabafos daquilo que procurou descobrir: sua ligação com a favela e o seu desejo de sair dela. Marcelo morou durante anos na favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo. “O livro representa o período de transição social e emocional da minha vida, quando tive ansiedade e depressão por morar anos na favela, as terapias que realizei até chegar à minha curiosidade em ser um psicanalista. Compartilhar como superei esses desafios, era um sonho que virou realidade com a publicação da obra literária”, reforçou.
Lei Rouanet
A obra está habilitada para receber incentivo por meio da Lei Rouanet. Como contrapartida social, o escritor vai distribuir mil unidades da obra literária em escolas públicas de Ferraz de Vasconcelos, e da região metropolitana de São Paulo, realizando ainda palestras e rodas de conversa sobre o tema do livro. Além disso, dois mil exemplares do livro serão distribuídos nas 179 unidades prisionais do Estado de São Paulo, com o intuito de atender a Lei da Remissão de Pena pela Leitura.