O escritor e psicanalista, Marcelo Barbosa, reuniu familiares, amigos e autoridades locais na noite de sexta-feira (20), na Biblioteca Municipal José Andere, de Ferraz de Vasconcelos, para o lançamento do seu mais novo livro “A vida de cão do Requis”. Os convidados foram recepcionados com um coffee-break, que contou com uma resenha criativa feita pelo escritor para contar um pouco mais do livro, que já é o quarto de sua autoria.
Ele também escreveu a trilogia “Favela no Divã”, “Favela no Divã II: a pseudo-herança” e “Favela no Divã III: polissemia do aglomerado subnormal”, cujos dois primeiros lançamentos foram contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura, em Ferraz. A “A vida de cão do Requis” recebeu financiamento pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.
“A abertura do edital feito pelo município permitiu que eu utilizasse esse fundo de cultura do governo federal para tirar esse projeto da gaveta e executá-lo com muito profissionalismo, contratando uma excelente editora e profissionais que me ajudaram a colocar no mercado um livro diferente, que traz o gênero de contos neuróticos, com uma narrativa leve e divertida para os leitores”, destaca Marcelo.
Sinopse: “A vida de cão do Requis”
Parece a de muitos brasileiros: ele está em uma situação de abandono enquanto tenta formar laços, reinventar-se e entender os próprios conflitos internos em meio ao contexto de negligência na favela onde mora. Muito do que o personagem conhece é um mundo de medo constante, no qual nenhum animal sabe quando será levado pela carrocinha, atingido por uma bala perdida, ou deixado para trás pela família.
O protagonista questiona se é cachorro, dinossauro ou pessoa. É por meio desta perspectiva que o escritor e psicanalista Marcelo Barbosa constrói uma série de contos neuróticos com o objetivo de levantar questionamentos sobre saúde mental, tratamentos, busca por identidade e impactos da realidade na psique humana.
O autor une as experiências de consultório aos anos como morador de uma das maiores favelas da América Latina para traçar críticas à estrutura social brasileira que marginaliza milhões de cidadãos.
Onde encontrar:
“A vida de cão do Requis” pode ser encontrado na Amazon (físico ou on-line) pelo link : https://a.co/d/heNNDgV