Foto por Dayan Rodio em Pexels.com
Dados do Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), apresentam dados ruins para o setor de literatura nacional brasileiro. Entre 2 e 29 de janeiro, a venda de livros caiu 5,39% — foram comercializados 5,23 milhões de exemplares no período, 300 mil a menos do que no mesmo mês do ano passado. Já o preço médio do livro subiu 7,75%. Tanto o aumento do preço como a redução do desconto médio (4,5%) ajudaram a segurar o faturamento do setor, que cresceu 1,95%.
Metodologia
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados on-line e atualizados semanalmente.
As varejistas monitoradas pela Nielsen são: A Página Livraria, Amazon.br, Americanas, Americanas.com, BIG BIG, Bom Preço, Carrefour, Cultura, Curitiba, Disal, Escariz, Extra, Leitura, Livraria da Vila, Livraria Loyola, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Pão de Açúcar, Saraiva, Shoptime, Submarino.